Ads 468x60px

A Política como ciência


468/15

A  Política sempre foi objeto de discussão desde a Antiguidade  Clássica com Platão e Aristóteles. Contudo, a Política como ciência  teve seu nascimento com Nicolau Maquiavel.
A  Ciência Política se preocupa  com o estudo de teorias e casos práticos, bem como a análise e a descrição dos sistemas políticos e  seus comportamentos.
A Ciência Política não é mera divagação para satisfação da curiosidade  ou dar asas a imaginação.

O objetivo da Ciência Política é fornecer uma visão clara do que seja um bom governo que promova o bem comum.
O método que a Ciência Política utiliza é o histórico- comparativo, pois dedica-se a história das idéias políticas em função das realidades vividas com o intuito de prever com segurança o que decorrerá hoje da aplicação de determinada teoria ou prática política que produziu tal ou qual efeito no passado.
A Ciência Política parte de um conceito básico: a sociedade política ou o Estado, uma associação de indivíduos reunidos para atingir determinada finalidade  sob a direção de uma autoridade capaz de conduzi-las ao fim almejado.

A necessidade de direção ou governo de uma autoridade sobre a sociedade nasce em função de possíveis desvios de finalidade ou objetivos de um ou mais indivíduos do grupo.
Para exercer o controle, ajustando o rumo do grupo, é que se estabelece um governante, revestido de autoridade, a finalidade do governante ou do governo é o bem de todos.
Pode ocorrer que cada sociedade, buscando seu próprio fim, prescinda de condições externas que ultrapassem sua capacidade. O exemplo seria uma família que quer envia os filhos à escola, mas é preciso atravessar um rio.

Surge então a sociedade política ou o Estado que tem por finalidade fornecer a todas as outras sociedades as condições necessárias para sua própria finalidade, no caso, construir uma ponte sobre o rio para facilitar a chegada dos filhos das famílias a escola.

O Estado, é estudado então, não como um fim em si mesmo, ou seja, voltado apenas para o bom funcionamento da estrutura administrativa, mas como um meio que propicie a vida em sociedade.
Usando o método histórico-comparativo pode-se conhecer quanto as diversas propostas de governo contemplaram o bem comum na sociedade política ou apenas objetivaram a satisfação e a ambição econômica de governantes que abusaram do poder ou cometeram desvios de finalidade.

0 comentários:

Postar um comentário